Rejeição

468 - NF-e com Tipo Emissão = 4, sem EPEC correspondente

 

Causa

Uma NF-e emitida em Contingência EPEC precisa ser transmitida a Sefaz Estadual imediatamente após cessar os problemas técnicos no Ambiente Autorizador da Sefaz Estadual. Nesse tipo de Contingência, primeiro é enviado o Evento EPEC para a Sefaz Nacional, que compartilhará o mesmo com o Ambiente Estadual.

Quando uma NF-e em Contingência EPEC for recebida pela Sefaz Estadual e a Sefaz Nacional ainda não tiver feito o compartilhamento do Evento EPEC com a Sefaz Estadual, será retornado a rejeição "468 - NF-e com Tipo Emissão = 4, sem EPEC correspondente".

Essa situação pode ocorrer tanto por uma falha na Sefaz Nacional ao compartilhar o Evento quanto por um falha na Sefaz Estadual ao receber o Evento EPEC.

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Nessa situação, é necessário aguardar algum tempo e realizar reprocessamento da NF-e. Nesse tempo, a Sefaz Estadual já deverá ter recebido o Evento EPEC. Se a rejeição voltar a ocorrer, recomendamos que espere mais um pouco e tente novamente o reprocessamento. Se passado muito tempo e a Sefaz Estadual continua retornando a rejeição 468 para sua NF-e, é necessário que entre em contato com a Sefaz para averiguação do problema.

 

Veja as orientações da Sefaz Minas Gerais nos Links úteis sobre essa situação:

 

Como consultar EPEC pendentes de conciliação? 

EPEC bloqueado por Pendência de Conciliação 

 

Referência