O envolvimento dos colaboradores depende diretamente de quem está acima, pois quem decide implantar novos sistemas são os diretores ou gestores. Sem o apoio e participação direta dos colaboradores, as chances de sucesso diminuem drasticamente.


Confira:


  • Reúna a equipe

Seja em uma reunião geral ou reuniões semanais, através dos diretores ou gestores, reúna a equipe que possivelmente vai participar do projeto.


Reúna toda a equipe, prepare o terreno, antecipe ou reforce problemas no sistema que pretende ser modificado. Mostre os benefícios para o futuro, seja no processo do funcionário ou para o futuro da empresa de uma forma mais genérica. Peça opiniões, normalmente o funcionário que realiza o processo tem sugestões importantes que ajudam muito no decorrer do projeto.


  • Escolha alguns funcionários chave para participar das ações

Um dos jeitos mais práticos de trazer colaboradores para os objetivos da empresa  é colocando-os como membros ativos do pré-projeto. Quando mais “conscientizado” os colaboradores estiverem da importância do novo sistema melhor para a implantação.


  • Dono do Negócio

O dono do negócio precisa estar presente e mostrar entusiasmo. “Se o dono não se preocupa por que eu me preocuparia?”. Em pequenas empresas esse é um dos principais pontos para um bom projeto.