IBPT: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, um órgão privado que se destina a criar estudos e auxiliar no planejamento tributário do Brasil. O instituto deu bases e fundamentos, por meio de seus estudos, para que o governo criasse uma lei de transparência fiscal.
ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços — incide sobre a circulação de mercadorias e serviços entre estados e é também aplicável a produtos importados.
ID: Número Identificador, serve para identificar um item, nota, pedido, produto, etc.

Impressora fiscal: é utilizada para as empresas emitirem em suas vendas o cupom fiscal para seus clientes, assim provando o valor da venda do seu produto\serviço de modo a declarar sua renda ao governo. A impressora fiscal realiza as seguintes tarefas:

  • Fechamentos de caixa (a famosa Redução Z),
  • Relatório de Vendas (chamada de Leitura X),
  • Gravam os dados de vendas e cancelamentos,

Essas informações todas ficam gravadas no MFD (Memória Fita Detalhe), onde ficam salvos todos estes dados. As Impressoras Fiscais Térmicas são fechadas com um lacre físico, para evitar que ocorram ruptura e alterações no equipamento a fim de evitar fraudes. Estes equipamentos são adquiridos e instalados por empresas credenciadas pelo governo e instaladas por profissionais capacitados.

Impressora não fiscal: é utilizada para emitir cupons, porém elas não tem o valor de um comprovante fiscal. Sua principal funcionalidade é imprimir cupons, que são mais difíceis de serem falsificados, já que são impressos como nos papéis amarelos, da mesma maneira como a Impressora Fiscal Térmica. É mais um comprovante de venda para a empresa assim como um comprovante de compra para o consumidor.

Interestadual: Que pode ser realizado entre dois e/ou mais estados desde que estes estejam unidos por uma federação

Inutilização: podemos dizer que a inutilização de NF-e é o processo usado pelas empresas para comunicar ao fisco sobre as notas que não serão usadas.

Sendo assim a inutilização de NFe tem como principal finalidade permitir que o emissor comunique à SEFAZ os números de NFe que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da nota fiscal eletrônica ou uma rejeição que não seja possível de ser corrigida.

A inutilização de NFe só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma nota fiscal (Autorizada, Cancelada ou Denegada).

A inutilização de NFe tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades no processo de emissão das notas e deve ser realizada até o décimo dia do mês subsequente a emissão.

IPI: (Imposto sobre produto industrializado) É um tributo federal que incide sobre os produtos industrializados (nacionais e importados), cobrado na saída da fábrica ou na chegada ao país.
 I.E: é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual.