Leitura X: é um documento Fiscal emitido pelo ECF que contempla os valores acumulados de Vendas, ICMS, Sangrias entre outras coisas e serve como um controle das vendas do dia. podendo ser emitido várias vezes em qualquer hora sem que afete o uso da Impressora Fiscal
Leitor de código de barras: Um leitor de código de barras (ou scanner de código de barras) é um dispositivo eletrônico para leitura de códigos de barras impressos. É um scanner, que contém uma fonte de luz, uma lente e um sensor de luz para traduzir impulsos ópticos em elétricos. Além disso, quase todos os leitores de código de barras contêm um circuito decodificador para analisar os dados de imagem do código de barras fornecido pelo sensor e enviar o conteúdo do código de barras para a porta de saída do scanner. 

Livro caixa: É um livro auxiliar de registro contábil, e seu uso é facultativo. O Livro Caixa se destina ao controle dos lançamentos exclusivos de entrada e saída, da conta Caixa da empresa.

Quando se inicia uma empresa, é necessário que ela possua um controle financeiro de seus lucros e despesas. Neste livro é feito um controle pessoal da empresa, que pode no futuro auxiliar na declaração do Imposto de Renda.

O Livro Caixa é na maior parte das vezes adotado pela tesouraria da empresa (departamento responsável pela execução dos recebimentos de receitas e pagamentos de despesas) ou de qualquer outra entidade com ou sem fins lucrativos.

As anotações devem ser metódicas, diárias e detalhadas. Não deve-se anotar rendimentos futuros (notas que ainda não compensaram e cheques pré-datados). Todas as Notas Fiscais e comprovantes de pagamentos devem ser guardados pois são eles que ajudarão a preencher o Livro Caixa corretamente (pode ser de gastos de energia elétrica, aluguel, água, telefone, material de expediente (escritório) e de limpeza, bem como reparos e conservação do local, etc.)

Estrutura do Livro Caixa

Deve-se conter no Livro Caixa:

- data do registro;
- breve histórico;
- entradas e saídas (débito e crédito, respectivamente, lembrando que não usa-se os dois em um mesmo registro);
- saldo atual da conta Caixa (saldo anterior mais débito ou menos crédito da conta em questão).

Log: São registros de operações realizadas em um sistema. Esse registro pode conter data, tipo de operação realizada, usuário e local.

 Cabe ao desenvolvedor a opção de criar e disponibilizar acesso à esses registros, respeitando sempre a regra de política de privacidade e segurança .

Logistica:  é uma área da Administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa. Ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.
Lucro Presumido: é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda. A sistemática é utilizada para presumir o lucro da pessoa jurídica a partir de sua receita bruta e outras receitas sujeitas à tributação, por não se tratar do lucro contábil efetivo, mas uma mera aproximação fiscal, denomina-se de Lucro Presumido.