Margem de lucro: é uma representação percentual do lucro líquido em relação ao preço de venda. Ela é calculada com o preço de venda já formado, mas pode ser usado na formação do preço de venda juntamente com o markup.

Como informei antes, o grande problema é que muitos varejistas confundem markup com margem de lucro. O markup é apenas um índice para formação de preço de venda, mas não é uma margem de lucro. Por este motivo, no exemplo que citei acima, é errado dizer que a margem de lucro foi 120% pois esta porcentagem seria o equivalente ao índice markup e não à margem de lucro.

Para melhor entender vamos definir as fórmulas .

Meio de Recebimento:  O meio/forma de receber o pagamento sobre uma venda ou serviço; 

Ex: Dinheiro, Débito, Crédito, Boleto...

Markup: Podemos considerar o mark-up como um índice que irá analisar se o preço do seu produto ou serviço está fora do que seria o seu valor ideal. Para essa análise, utilizamos o mark-up (índice multiplicador) sobre o custo que se teve para obter aquele produto final. A ideia é que o lucro seja uma margem do seu custo.

Método do MARKUP

O markup é um multiplicador do custo.

Fórmula
Preco=Custo*Markup

Se a relação entre preço e custo é normalmente constante, pode-se usar o markup, pois sua vantagem está na sua simplicidade de cálculo:
> Markup = Preço / Custo = 250 / 200 = 1,25

Agora é só multiplicar o custo por este índice de acréscimo:
> Preço = Custo x Markup = 200 x 1,25 = 250

Importante: Pode-se perceber pela fórmula que o preço pode ser muitas vezes superior ao custo, portanto o markup pode ter um índice superior a 2, isto é, duas vezes ou mais que o custo.